Publicado em: 25/00/2025

A sobremesa é assinada pela confeiteira Simone Pitarello, veterana do Brasa que agora estreia como chefe de estação no festival


Quem experimentou o Brownie Defumado no Brasa do ano passado, dificilmente esqueceu o sabor da sobremesa que conquistou o público. A combinação de técnica, experiência e afeto, que transformou a receita clássica em um prato digno de aplausos, foi assinada pela confeiteira Simone Pitarello. Este ano, ela retorna para mais uma edição do melhor festival de churrasco do Brasil, no dia 20 de setembro, no Seminário São José.


Natural de Jesuítas (PR), mas há 37 anos vivendo em Cascavel, Simone estreia como chefe de estação nesta 5ª edição do Brasa. “O que eu acho mais gostoso de tudo isso é conseguir entrar com um prato de confeitaria em um evento de carne para cinco mil pessoas. Isso realmente me deixa muito orgulhosa”, conta.


O Brasa tem forte presença na trajetória da Simone no universo dos festivais de churrasco. Em 2022, ela participou como voluntária ao lado do marido e parceiro de jornada, o churrasqueiro Moacir “Jostão”. No ano seguinte, o casal comandou uma estação juntos: ele no preparo do pernil de cordeiro defumado, ela com o consagrado brownie. Mas 2023 foi um ano especial também por outro motivo: o pequeno Francisco, filho do casal, participou do seu primeiro Brasa com apenas 45 dias de vida. “Tem foto do Francisco lá. E isso, pra mim, é inesquecível”, orgulha-se Simone.


Neste ano, a chef assume a missão de ter sua própria estação e tudo o que isso representa. “Sinto que estou abrindo uma portinha para que outras confeiteiras, no futuro, também consigam participar de eventos assim. Mostrar que há espaço para a sobremesa nesse universo do churrasco”, diz a chef, entusiasmada com o reconhecimento do seu trabalho.


A paixão de Simone pela confeitaria vem de longe. Ela se diverte ao contar que, quando era criança, enquanto outras crianças assistiam desenho, passava as tardes vendo Ana Maria Braga na TV, anotando receitas em um caderninho e sonhando com o dia em que teria os ingredientes para testá-las. “Na época, a situação era muito difícil, então tudo aquilo parecia muito distante. Mas era um sonho”, lembra.


O sonho começou a ganhar forma de verdade em 2022, com a criação do Jostão BBQ, o empreendimento do casal, que continua funcionando a pleno vapor. Enquanto Jostão se concentra nos diferentes cortes de carne e na defumação de proteínas, Simone assina acompanhamentos como massas e sobremesas. “Quando o Jostão comprou o defumador, a primeira coisa que perguntei foi: posso fazer bolo nele?”, conta a chef. A pergunta virou experiência. E não é que deu certo?