
Paranaense traz ao festival aprendizado de três décadas em terras paulistanas
O assador Claudio Okamoto - ou “Cláudio Japa”, como é conhecido no meio gastronômico - tem uma trajetória de experiências marcantes ao lado de grandes nomes e uma paixão que atravessa décadas. Nascido em Maringá (PR), ele passou 30 anos vivendo em São Paulo, antes de retornar à sua cidade natal, em 2012. Foi nesta época que passou a levar mais a sério a gastronomia, que até então não passava de hobby. “Depois de viver em São Paulo, a terra da picanha, voltei ao Paraná, terra da costela raiz”, resume o churrasqueiro, com bom humor.
Sua relação profissional com o churrasco começou de maneira despretensiosa, em encontros entre amigos. Mas vale destacar que não se tratavam de encontros comuns: entre eles, estavam nomes como Alex Atala, Andiamo e Magaldi, referências da cozinha brasileira e internacional. “Era um hobby compartilhado, mas sempre com muita troca de conhecimento e amizade”, lembra Cláudio, contando que o lazer logo se tornou profissão.
Nos últimos 12 anos, ele se consolidou como pitmaster, título reforçado por um curso com Moe Cason, um dos cinco maiores nomes do American Barbecue nos Estados Unidos e personalidade com grande presença digital. A experiência com Cason ampliou seu repertório e agregou novas técnicas à sua forma de cozinhar. Além disso, Cláudio também é pizzaiolo formado pela Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN), entidade italiana que certifica a autêntica pizza napolitana, reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade.
Em 2024, ele fez sua estreia no Brasa Festival, auxiliando o assador argentino Franco Garcia na Estação do Cordeiro Assado no Fogo de Chão. Foram três dias intensos em Cascavel, que deixaram memórias e laços duradouros. “Foi maravilhoso, conheci muita gente, chefs e churrasqueiros de várias partes. O evento me surpreendeu pelo tamanho e pela qualidade. Além disso, foi um festival cheio de gente bonita e shows de primeira”, recorda o churrasqueiro de origem paranaense.
Nesta 5ª edição, Cláudio será chefe de estação e responsável por uma das sobremesas gourmet: a Rabanada com Frutas, doce tradicional que ele promete transformar com um toque francês especial. A receita, ao ser preparada pelas mãos de um chef com a experiência de Cláudio, promete sofisticação e novas camadas de sabor. Com um currículo que passa pela convivência com profissionais renomados da gastronomia e formações internacionais, Japa reforça a diversidade e a riqueza cultural do Brasa, mostrando que sempre há espaço para inovar, até mesmo em uma clássica rabanada.