Publicado em: 25/00/2025

Em sua 3ª participação, o chef irá reproduzir técnicas e sabores do Mansão Piratininga, restaurante à beira-mar do qual é proprietário em Niterói


Natural de São Gonçalo e morador de Niterói (RJ), Cássio Cruz construiu sua trajetória profissional unindo curiosidade, criatividade e a paixão pela boa gastronomia. Sua entrada nesse universo aconteceu quase por acaso: em 2018, começou a postar sobre churrasco no Instagram como um hobby, dividindo com amigos e seguidores as receitas e técnicas que aprendia. O interesse do público foi crescendo e, no início de 2020, ele decidiu criar um canal no YouTube. A “brincadeira” virou profissão poucos meses depois, quando recebeu o convite para participar de seu primeiro evento gastronômico, em dezembro daquele ano.


Desde então, Cássio não parou mais. Participou de diversos festivais e encontros gastronômicos pelo Brasil, consolidando seu nome como um chef versátil e atento à experiência do público. Em 2024, realizou um grande sonho: abrir o próprio restaurante, ao lado de uma das maiores revelações da música sertanejo, o niteroiense João Gabriel. 


A Mansão Piratininga, em frente à praia de mesmo nome, em Niterói, é um ambiente sofisticado e com o clima descontraído do litoral. Focado no churrasco, o restaurante serve cortes nobres, frutos do mar e pratos que valorizam ingredientes frescos e sabores intensos. Além da gastronomia de primeira, o Mansão Piratininga também é palco de vários eventos musicais.


A relação de Cássio com o Brasa Festival começou em 2023, quando preparou uma moqueca de pintado ao lado do chef Beethoven Picuí, um dos veteranos do Brasa. No ano seguinte, a parceria continuou com um arroz de moqueca de camarão, prato que foi sucesso entre o público. Empolgado com a 5ª edição, Cássio considera o Brasa o evento “mais completo e organizado do Brasil”. Segundo ele, o nível de estrutura e charme do festival melhora a cada edição. “Isso ajuda muito no nosso trabalho como chef”, diz.


Em 2025, o chef carioca retorna ao Brasa com um protagonismo ainda maior: como chefe de estação, onde irá servir moqueca de surubim com camarão. A expectativa é de mais uma combinação de sabores marcantes e com forte identidade cultural. “Tenho certeza de que será mais um sucesso”, diz Cássio, animado para mais uma experiência no melhor festival de churrasco do Brasil, que acontece em 20 de setembro, no Seminário São José.